Conhecer o nosso corpo de forma a prevenir doenças, a fim de uma melhor qualidade de vida!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ÁGUA


Você sabia que:

  • O mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com frequência, 37% dos seres humanos a confundem com a fome? Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%.

  • Uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa?

  • Beber um mínimo de oito copos de água por dia diminui o risco de câncer do cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer  de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer de bexiga?

De acordo com os especialistas, beber água não é opcional e sim obrigatório se quisermos que nosso cérebro funcione bem e, se estivermos estressados, devemos aumentar a quantidade para até 16 copos de água por dia.

Noventa por cento (90%) do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas. Portanto podemos imaginar o que oito a dez copos de água por dia podem fazer para eliminar muitas indisposições.

As pessoas normalmente NÃO bebem a quantidade recomendada para evitar ter que urinar seguidamente; um inconveniente menor em troca de uma melhoria na sua saúde.

A cor da sua urina deve ser de um amarelo muito fraco ou incolor, caso contrário você não está ingerindo a quantidade suficiente de água (isto não é válido se você esta a tomar vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina). Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes, e sim água pura.

Estudos indicam que em oitenta por cento (80%) das pessoas, beber de oito a dez copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas indisposições, como por exemplo:

Acidez estomacal
A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal importante de sede, que o corpo humano emite.
A ingestão de antiácidos ou comprimidos contra a acidez estomacal não corrige a desidratação e o corpo continua a sofrer por falta de água no organismo.

Pode prevenir e até curar a artrite
Dor reumática das articulações – A ocorrência de artrite pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afetar tanto aos jovens como aos adultos. O uso de analgésicos não resolve o problema e a enfermidade prosseguirá. Tomar água pode aliviar a dor e até resolver este problema.


Dores lombares
A dor nas costas e a artrite paralisante da espinha dorsal podem ser sinais de falta de água nos discos da espinha dorsal – os amortecedores que suportam o peso do corpo.


Enxaqueca
A enxaqueca pode ser um sintoma de falta de água requerida no cérebro e olhos e pode ser evitada ao se impedir a desidratação do corpo. Este tipo particular de desidratação eventualmente ocasiona uma inflamação na parte posterior dos olhos e possivelmente uma diminuição ou perda de visão.


Colite
A colite é um sinal de falta de água no intestino grosso. Associa-se com a prisão de ventre ou constipação, devido à constrição do excesso de água que também se exerce sobre os excrementos, que por sua vez perdem a lubrificação fornecida pela água.


Asma

A asma afeta milhões de crianças e mata milhares delas a cada ano. É uma complicação da desidratação do corpo, causada por falha no programa de administração da hidratação no organismo.

Obstrui-se a passagem livre de ar e impede-se a eliminação de água do corpo em forma de vapor – o bafo.

O aumento do consumo de água diminui os ataques de asma.


Pressão Alta
A hipertensão é um estado de adaptação do corpo a uma desidratação geral, quando as células dos vasos sanguíneos não obtém a quantidade de água suficiente. Como parte do mecanismo de osmose inversa, é requerida uma pressão extra para o “processo de injeção”, tal como acontece quando se injeta o “soro” nos hospitais para reidratar milhões de células. Beber água compensará a pressão e fará a mesma voltar à normalidade.


Diabetes Tipo II ou de Adultos
A diabetes dos adultos é também agravada pela desidratação do corpo. Ao se manter uma quantidade adequada de água na circulação, incluindo-se as necessidades prioritárias do cérebro, a secreção de insulina inibe-se para impedir a entrada de água nas células do corpo. Nos diabéticos somente algumas células obtém suficiente água para sobreviver. Beber água ajuda a reverter a diabetes adulta para as etapas iniciais.


Colesterol no sangue
Os altos níveis de colesterol são indicadores de uma desidratação corporal prematura. O colesterol é um material argiloso que se adere entre os espaços de algumas membranas celulares, para impedir que estas percam a sua umidade vital pela pressão osmótica mais forte do sangue que circula nas áreas vizinhas.

O colesterol, além de ser utilizado na fabricação das membranas das células nervosas e de hormônios, também atua como um “escudo” contra a demanda de água de outras células vitais que normalmente trocam água através de suas membranas celulares.


Outras doenças
A depressão, a perda de libido, a fadiga crônica, o lúpus, a esclerose múltipla, a distrofia muscular. Todas estas condições podem ser causadas por desidratação prolongada. Se esta for a causa provável, os sintomas se aliviarão, uma vez que o corpo estará hidratado.

Agora a pergunta é:

Você está tomando a devida quantidade de água diariamente? 

Fonte: Centro Terapêutico São Rafhael


Não se baseie nas informações aqui contidas para iniciar, mudar ou interromper qualquer tratamento prescrito por um médico. Este Blog tem caráter informativo, a fim de que possamos entender algumas afecções que fazem parte de nossa rotina hoje em dia e ajudar no trato com os médicos, e não de diagnosticar ou sugerir tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário