Conhecer o nosso corpo de forma a prevenir doenças, a fim de uma melhor qualidade de vida!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SAÚDE OCULAR

 
Primeiramente um resumo de  como nossos olhos funcionam : do caminho da luz até a formação da imagem no nosso cérebro.

A luz emitida pelos objetos entra no nosso olho através da córnea. A córnea é a parte mais externa do olho. É uma lente transparente que faz a primeira e principal refração da luz.

Daí a luz atravessa a pupila e passa pelo cristalino, uma estrutura biconvexa e transparente. No cristalino os raios de luz são focalizados para incidir diretamente na retina. A retina é uma estrutura com várias camadas de células nervosas (entre as quais os cones e os bastonetes, responsáveis, respectivamente, pela visão de cores e pela visão em preto e branco) localizada no interior do globo ocular. A retina é responsável por transformar os raios luminosos em impulso nervoso. Esse impulso nervoso gerado pela retina será levado ao cérebro através do nervo óptico.

No nosso cérebro, esse estimulo será convertido ou transformado na imagem do objeto.

Conclui-se portanto que qualquer alteração em quaisquer das estruturas citadas (córnea, cristalino, retina, nervo óptico ou córtex cerebral) poderá causar uma baixa de visão, incluindo-se aí a sídrome do olho seco.

Nos últimos anos, o olho seco ganhou grande importância entre os médicos e hoje prefere-se chamar o olho seco de síndrome do olho seco ou síndrome de disfunção  lacrimal.

O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. É uma doença que aparece de forma insidiosa e pode cursar com sintomas quase imperceptíveis até quadros muitos graves e sintomáticos com comprometimento da saúde ocular.


O que é a lágrima?


As lágrimas são produzidas constantemente para lubrificar os olhos. Hoje em dia na medicina não dizemos mais lágrima e sim filme lacrimal, então o certo é perguntar O que é o filme lacrimal?

O filme lacrimal é composto por 3 camadas. A camada mais externa, chamada de óleo ou lipídica, protege e previne a evaporação da lágrima. A camada do meio é chamada de aquosa e é responsável pela nutrição e oxigenação da córnea. Além disso, contém várias substâncias com atividade antibacteriana. A 3º camada é composta por muco (mucina) e faz a interação entre a camada aquosa e as células superficiais da córnea e da conjuntiva, facilitando sua aderência e permanência na superfície ocular.

Quem produz a lágrima?

Cada componente da lágrima é produzido por uma glândula diferente. A camada mais externa (lipídica) é produzida pelas glândulas de meibomius que ficam na margem das pálpebras. A camada de água (aquosa) é produzida pela glândula lacrimal principal e pelas glândulas lacrimais acessórias (chamadas de krause e wolfring). A camada mais interna (mucina) é produzida pelas células caliciformes que ficam localizadas na conjuntiva.

Parte da lágrima evapora no ar, parte á absorvida pelas células do olho e parte é drenada através dos pontos lacrimais, passam pelos canaliculos lacrimais superior e inferior e depois chegam até o saco lacrimal.

Funções da Lágrima:

Luibrificação: a lubrificação fornecida pela lágrima permite que as pálpebras deslizem suavemente sobre os olhos evitando o atrito durante o ato de piscar. Imagine quanto doloroso seria piscar os olhos caso a superfície dos olhos fosse totalmente seca.
Proteção: a lágrima contém anticorpos e outras substancias antimicrobianas e é uma das mais importantes defesas do nosso olho contra agentes nocivos.
Nutrição: Na lágrima encontramos diversos nutrientes que serão utilizados pelas células da superfície ocular
Oxigenação: o oxigênio do ar atmosférico se difunde pela lágrima e chega às células da córnea.
Visual: o filme lacrimal é importante para enxergamos bem. Já notou que quando seu olho enche de lágrima na hora de chorar sua visão fica turva? Da mesma forma, se você tiver pouca lágrima sua visão fica prejudicada.

O que causa o olho seco:

Muitas vezes não é possível determinar o que causou o olho seco mas alguns fatores estão relacionados a isso:

1- Idade: quanto mais avançada a idade, mais fácil ter olho seco. Estima-se que aos 65 anos uma pessoa produza 60% menos lágrimas do que aos 18 anos.

2- Estado hormonal: sabemos que a produção de lágrimas sofre influencia de diversos hormônios principalmente do estrogênio. Por isso, mulheres quando entram na menopausa e o estrogênio diminue apresentam mais sintomas de ressecamento ocular.

3- Medicamentos: Alguns medicamentos podem desencadear ou piorar o olho seco: Diuréticos, antidepressivos, betabloqueadores usados para tratamento da hipertensão arterial, anticoncepcionais, antihistamícos (usados para alergias).

4- O Ambiente: lugares com ar condicionado, com vento, calefação, poluição ou com fumaça de cigarro ajudam a agravar os sintomas do olho seco.

5- Uso de computador: O monitor do computador emite muita luminosidade e também diminui a freqüência do piscar. Piscando menos, a lagrima não lubrifica direito o olho.

6- Cirugias oculares: Especialmente após cirurgias refrativas, o olho fica mais ressecado e o uso de colírios lubrificantes é muito importante.

7- Outras doenças oculares: Doenças oculares como blefarite e meibomite causam e pioram o ressecamento ocular.

8- Outras doenças sistêmicas: Algumas doenças cursam com ressecamento ocular, principalmente a síndrome de Sjogren mas também artrite reumatóide, lúpus eritematosos sistêmico, síndrome de Stevens-johnson, sarcoidose, doença de Parkinson, doenças da tireóide entre outras.
Quais os sintomas do olho seco?

Ardência, queimação, sensação de corpo estranho no olho, sensação de areia, vermelhidão, coceira leve, visão borrada que melhora quando pisca, lacrimejamento excessivo, fotofobia.

Esses sintomas pioram ao usar computador, ver televisão, leitura e em ambientes com ar condicionado ou em dias com muito vento. Os sintomas também costumam piorar a noite.

Medidas gerais para melhora da qualidade de vida do paciente com olho seco

- Beber bastante água. Estudos mostraram que se a pessoa ingerir pouca água ao longo do dia sua lágrima vai ser de qualidade ruim e em pouca quantidade.

- Evitar ingerir bebidas alcoólicas e as que contem cafeína pois essas substâncias podem diminuir a produção lacrimal

- evitar ambientes com fumaça de cigarro e poluição

- umidificadores de ar podem ajudar em casos de olho seco severo
 
- ao sair em ambientes com muito ventos, especialmente se seus sintomas pioram nessas situações, use óculos escuros que protejam bem os olhos

- se você usa alguns dos medicamentos listados no tópico anterior que podem piorar o olho seco converse com seu médico sobre a possibilidade de trocar por outro remédio.

- se você usa lentes e elas estão desconfortáveis devido ao olho seco, seu oftalmologista poderá indicar lentes especificas para olho seco que te deixarão mais confortável.

- Se você usa muito computador lembre-se de piscar várias vezes. Quando estamos no computador diminuimos a frequência do piscar e isso piora a lubrificação do olho. (Isso é fato, já comprovei!)

Outra coisa muito importante é que antes de lavarmos os olhos (mesmo no banho) ou pingar colírios, as mãos devem ser lavadas antes, para que a sujeira nela contida não entre em contato com os olhos.


Não se baseie nas informações aqui contidas para iniciar, mudar ou interromper qualquer tratamento prescrito por um médico. Este Blog tem caráter informativo, a fim de que possamos entender algumas afecções que fazem parte de nossa rotina hoje em dia, e ajudar no trato com os médicos e não de diagnosticar ou sugerir tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário