Conhecer o nosso corpo de forma a prevenir doenças, a fim de uma melhor qualidade de vida!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Saúde Capilar


Por que o cabelo fica ressecado?Um cabelo pouco hidratado pode provocar coceira no couro cabeludo e até caspa. A falta de hidratação chega a este ponto quando se sofre a perda da película protetora da pele que recobre a cabeça, fato que costuma coincidir com mudanças de estação.
Tal película é composta de água e sebo, onde estão presentes os minerais e compostos orgânicos que protegem a pele do corpo todo, incluindo o couro cabeludo, onde fica o talo piloso (parte externa do folículo piloso).
Quando a pele da região fica ressecada ou irritada, o cabelo fica mais vulnerável. Assim, embora seja comum se pensar que o cabelo fica especialmente sensível e fraco no verão, época do ano em que está mais exposto ao sol, ao sal do mar e ao cloro das piscinas, ele sofre em maior medida durante o inverno, momento em que o frio, o vento e as roupas maltratam o cabelo comprido, desidratando-o e ressecando-o.
Isso acontece por causa das constantes mudanças de temperatura: ambientes fechados, o frio e o suor causado pelo uso de gorros e cachecóis são os grandes inimigos de um cabelo bonito e saudável. Os tratamentos regeneradores e reparadores são muito importantes durante o inverno. Uma distração com os cabelos pode ter conseqüências terríveis.
Quando o dano fica visível e os cabelos não se ajeitam de forma alguma, fica clara a necessidade de um procedimento com um profissional, que pode recomendar um processo de Reconstrução Capilar. O objetivo da Reconstrução Capilar é revitalizar e recuperar os fios, proporcionando mais flexibilidade, elasticidade e saúde à fibra capilar.

Cabelos extremamente danificados têm alguns aminoácidos dissolvidos. Esses aminoácidos que compõem a queratina presente nos fios, quando perdidos ou dissolvidos, tornam os cabelos frágeis. Através da reconstrução capilar, há a reposição dos aminoácidos que compõem a queratina. Desta forma, as partes porosas dos fios dos cabelos são preenchidas e induzidas pelo calor. É como se estivéssemos fazendo uma cirurgia nos fios. O procedimento consiste em dilatar os fios fazendo com que sua estrutura fique exposta, e só então são aplicados os produtos. A queratina utilizada nesse processo é de baixo peso molecular, para que alcance o córtex.

O processo de Reconstrução Capilar consiste em lavar os cabelos primeiramente com um xampu adstringente. Após, inicia-se a reposição dos ativos emolientes nos fios que, depois de incorporarem tais ativos, recebem um produto especial termoativado. Entrando em contato com o calor, os fios são selados, permitindo, assim, a penetração dos ativos em sua fibra ao mesmo tempo em que os fios estão protegidos externamente.

Porém, de nada adianta gastar um dinheirão no melhor salão, experimentar as técnicas mais modernas e as tinturas da última moda, se você não for cuidadosa com seus cabelos no dia-a-dia. O tratamento diário que você dá a ele é determinante para que seus fios mantenham-se bonitos e saudáveis.

Hoje em dia há uma infinidade de marcas e tipos de xampus e condicionadores. Podem ser para cabelos quimicamente tratados, cacheados, lisos, castanhos, ruivos ou dourados e por aí vai. Escolha o que mais tem a ver com seus fios e troque de produto periodicamente, pois os cabelos se acostumam com a fórmula.

O ideal não é lavar os cabelos todo dia. No entanto, se você sente necessidade de lavá-los diariamente, não aplique xampu sempre, para evitar que os fios fiquem porosos. Alterne seu uso dia sim, dia não, e nos dias em que não usá-lo, use apenas condicionador nas pontas.

Escove bastante seus cabelos, para ativar a circulação do couro cabeludo e distribuir a oleosidade ao longo dos fios. Prefira uma escova tipo raquete com bolinhas nas pontas das cerdas, que massageiam a cabeça. Sempre que expor os fios ao sol, aplique um filtro solar especial para evitar que a cor desbote.

 Manutenção: Uma vez por mês, recorra a tratamentos de choque para manter os cabelos bonitos e saudáveis. Se você não tem tempo ou dinheiro para ir ao salão, use cremes de tratamento em casa, uma vez por semana. Uma boa hidratação é fundamental para manter os fios saudáveis, macios e brilhosos.  

Alimentação: Uma boa alimentação é uma grande aliada da saúde e beleza dos seus cabelos. Evite frituras e comidas muito gordurosas. Beba bastante água e recheie o cardápio com alimentos que dão uma força aos seus fios.
  • Laticínios com baixos teores de gordura, vegetais verdes e ricos em caroteno e frutas (por causa da vitamina A);
  • frutas ricas em vitamina B6 como banana, ameixa e melancia, assim como frutas ricas em vitamina C como goiaba, laranja e acerola; 
  • nozes e legumes, ricos em biotina e zinco; 
  • carnes magras, aves e peixes com alto teor de proteína.

Lembre-se, se nosso cabelo está feio e sem vida, há algo de errado. Com exceção da calvície de causa genética, todo problema capilar tem tratamento, e a solução pode ser tão simples quanto aumentar o consumo de água, quanto uma investigação mais profunda de algum problema orgânico que possa estar ocasionando o dano capilar. De qualquer forma deve-se investigar e sanar o problema, pois a saúde do cabelo concorre para a nossa auto estima e bem estar.

Fonte: www.sitemedico.com.br